segunda-feira, 26 de março de 2012

Fala Smartcar: A importância do gerenciamento de frotas


Muito se fala hoje, em reuniões de diretoria e pelos corredores da maioria das empresas, sobre a necessidade e importância de aumentar a produtividade e diminuir despesas. Isto tem sido foco também de simpósios e conferencias de administração de empresas e é uma das bases quando tratamos de empresas sustentáveis.


Para empresas que dependem de sua frota em suas operações a gestão de frota pode ser um grande aliado para atingir estas necessidades das empresas.


Hoje é muito comum termos, principalmente nas horas depois do almoço, carros e caminhões de empresas parados em ruas menos movimentadas com o motorista tirando uma “soneca”. A questão é que na maioria dos casos, eles estão em horário de serviço, ou seja, estão sendo pagos para produzir, mas não estão cumprindo naquele momento com sua função.


Estima-se que a maioria das empresas, que possuam veículos que são utilizados pelos funcionários perdem 30% de sua produtividade com o tempo ocioso. Sem contar os desvios de rota, como aquela passada na casa da namorada ou da mãe, durante o expediente. Temos ainda diversos casos de veículos de empresas que são utilizados para prestar serviços à terceiros.


Outro ponto importante, foco dos planejamentos de qualquer empresa é a diminuição das despesas de manutenção de sua frota. Essa diminuição pode chegar até 25%, segundo estudos, e deve-se principalmente ao fato de a conduta dos motoristas mudarem totalmente a partir do momento em que são informados que os veículos da empresa são monitorados via satélite.


Com a informação de velocidade, muitos não excedem mais os limites, deixando de forçar motor e principalmente freios em freadas bruscas, sem contar o consumo dos pneus que diminui bastante, além de claro, diminuir as chances de acidentes graves.


É claro que a gestão de frota tem também outros pontos tão ou mais importantes quanto estes citados anteriormente, como diminuição de desvio de cargas e roubos de veículos entre outros, que serão assuntos para outros posts.


Não conhece como funciona um sistema de rastremanto, faça o teste então:


Login: previa
 Senha:amaral321








 
Não perca, toda segunda feira, o Fala Smartcar, textos relevantes ao mercado de rastremeamento.




Texto de:
              Rodrigo Amaral

Dep. comercial e Marrketing

0 comentários:

Postar um comentário