- 2 de Abril de 2012 -
A forma como a
sua empresa se apresenta para o mercado, pode ser um trampolim para o sucesso
ou um caminho sem volta para o fracasso. E é claro que você, empreendedor, vai
optar pela primeira situação, não?
A apresentação
é tudo, imagine que você está prestes a contratar um cirurgião, que se apresenta
com roupas e mãos sujas, ou um advogado que se apresenta para uma reunião se
vestindo como um surfista, com camisa regata, bermudão. A imagem apresentada em
ambas as situações não condiz com o que se espera, e se tratando de empresas,
independente do tamanho, se é uma sociedade anônima(S/A), um micro empreendedor
ou autônomo, esta imagem apresentada tem um peso maior.
A apresentação
de funcionários, vendedores, consultores é extremamente importante, mas o foco deste
“post” não é tratar de apresentação pessoal, mas sim da empresa como entidade.
O primeiro
ponto importante é com relação à comunicação, principalmente para Start-up’s (quem
acabou de abrir seu negócio agora). Ter um site próprio na internet e usar
email com “domínio” da empresa gera confiança. Usar um e-mail de domínio
público, como Hotmail, Gmail, Globo, etc, gera certa desconfiança por parte do
cliente final, principalmente se este cliente ou prospecto for uma empresa, a
impressão é de amadorismo total.
Com relação ao
web-site, é importante que seja também de domínio próprio, nunca em domínio de
hospedagem gratuita. As informações devem ser claras e sucintas, “sem enrolação”.
Informações não relevantes no site pode fazer com que o cliente fique
desconfiado de “fraude” ou propaganda enganosa, o que com certeza o afastará de
sua empresa.
Outro cuidado
é ter textos para e-mails padronizados a fim de responder a questionamentos e
dúvidas de acordo com os tipos de clientes, a correção ortográfica destes
e-mails e de qualquer apresentação é imprescindível, apresentações, orçamentos
e respostas com erros de português, ortográficos e gramaticais podem se tornar
uma barreira e impedir que sua empresa seja escolhida em uma concorrência, por
exemplo.
Em suas
apresentações é importante que não se omita nada, quanto mais informações forem
passadas, mais o cliente se aproximará do momento tão esperado: “sim, vamos
fechar, eu quero comprar!”. A ideia antiga, de que o cliente para obter
informações tem que primeiro fazer inúmeros cadastros está ultrapassada, pois
se sua empresa estiver entre algumas empresas a serem escolhidas e foi a que
menos passou informações ou que gerou certa burocracia para passar as
informações para o cliente, com certeza sua empresa estará fora do páreo. Hoje
vivemos na era da informação fácil e acessível, e é isso que o consumidor
espera.
Outro ponto
importante é ter um cartão de visitas bem diagramado, com todas as informações
de contato de forma clara, sem deixar o seu cartão poluído. Deve levar em
consideração o uso de QRcodes (caso não conheça veja neste link).
Com o advento
da internet, a questão do ponto comercial não é tão considerável, hoje temos
muitas empresas que funcionam em home-office’s, mas se tiver o ponto capriche
na apresentação dele. Uma dica que tem se tornado cada vez mais comuns é o
aluguel de salas coletivas para reuniões. Se seu cliente tem um potencial a ser
explorado considere o uso dessas salas para fortalecer a apresentação e
seriedade de sua empresa.
Estes cuidados
são muito importantes, o ser humano é totalmente visual, ele compra primeiro a
embalagem. Você pode ter o melhor produto ou serviço, mas se pecar na “embalagem”,
ou seja, na apresentação, sua empresa passará despercebida.
Texto de
Rodrigo Amaral
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