terça-feira, 27 de março de 2012

Carro amigo: Velas, velas, velas!


     Para estrear nosso canal “Carro amigo”, vamos começar a falar de uma peça fundamental para o bom funcionamento do motor: as velas.
     A função das velas é produzir faíscas, que queimam a mistura de oxigênio-combustível. Esta queima gera energia suficiente para mover os pistões, que geram a energia que movimenta o veículo.  A manutenção das velas conforme indicação do fabricante do veículo combinado com o ato de abastecer em postos de confiança são as melhores formas de evitar problemas e diminuir consumo e emissão de gases poluentes.

    A maioria dos fabricantes recomenda a troca em média a cada 20.000 kilometros, é importante também que durante a inspeção do conjunto de velas se verifique e até realize a troca dos cabos de velas também.

    Porém alguns fatores podem acelerar o desgaste das velas e te deixar parado na rua: gasolina adulterada ou de baixa qualidade, filtros de ar e combustível. Esses fatores além do desgaste gera um aumento considerável no consumo de combustível.
    
 Alguns sintomas indicam problemas nas velas a saber:

- Dificuldade de partida
 - Aumento de consumo
 - Falhas na marcha lenta
-  Perda de potencia e desempenho

Caso seu “possante” apresente este conjunto de sintomas está na hora de fazer um check-up o seu amigo. Seja amigo de seu carro e ele não te deixará na mão.

Texto de Rodrigo Amaral

0 comentários:

Postar um comentário